Informação sobre a ocupação israelita, a resistência palestiniana e a solidariedade internacional *** email: comitepalestina@bdsportugal.org
18
Jan 08
publicado por samizdat, às 13:45link do post | comentar

Israel endureceu hoje o bloqueio à Faixa de Gaza controlada pelo Hamas em resposta aos disparos de morteiro do outro lado da fronteira e passou a impedir mesmo os fornecimentos humanitários de entrarem, segundo funcionários.

A decisão veio depois de Israel anunciar um alargamento da sua campanha militar contra os combatentes de Gaza que dispararam mais de 110 morteiros contra o Sul de Israel nos últimos três dias.

Um míssil israelita matou hoje de manhã pelo menos um militante no Norte de Gaza. Na cidade cisjordana de Nablus, tropas israelitas mataram um militante ligado ao movimento Fatah, do presidente palestiniano Mahmoud Abbas.

A escalada da violência levou o governo de Abbas na Margem Ocidental, apoiado pelo ocidente, a avisar que estavam em perigo novas conversações de paz, iniciadas na semana passada com a visita do presidente do EUA, George W. Bush.

A agência da ONU para assistência (UNRWA), que fornece comida aos refugiados palestinianos em Gaza, disse que não foi autorizada a entregar camiões de fornecimentos humanitários na 6ª feira de manhã, como habitualmente faz.

"Gaza está completamente fechada. Isto só vai agravar uma situação já de si dramática" afirmou o porta-voz da UNRWA, Christopher Gunness.

Israel já impôs uma redução drástica na entrega a Gaza de bens não-humanitários desde Junho, quando os islamitas do Hamas tomaram o controlo do território costeiro, depois de afastarem a facção secular da Fatah, de Abbas.

Fonte: The Independent, 18.01.08


mais sobre mim
Janeiro 2008
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5

6
7
8
9
12

13
15
17
19

20
25
26

27
28


pesquisar neste blog
 
blogs SAPO