Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

SOLIDARIEDADE COM A PALESTINA

Informação sobre a ocupação israelita, a resistência palestiniana e a solidariedade internacional *** email: comitepalestina@bdsportugal.org

SOLIDARIEDADE COM A PALESTINA

Informação sobre a ocupação israelita, a resistência palestiniana e a solidariedade internacional *** email: comitepalestina@bdsportugal.org

Entregues 800 assinaturas pela geminação Gaza-Lisboa

Uma representação do Comité de Solidariedade com a Palestina fez no dia 15 de Julho a entrega de 800 assinaturas a favor da geminação entre Gaza e Lisboa. A lista inclui nomes como os escritores José Saramago e Eduarda Dionísio, os cientistas Pedro Gil Ferreira e João Magueijo, e ainda vários deputados, sindicalistas e dirigentes associativos.

O presidente da CML, António Costa, delegou no seu chefe de gabinete, Manuel Seabra, para receber as assinaturas. A abstenção do PS na Assembleia Municipal perante uma moção a favor da geminação entre as duas cidades permitiu que a direita derrotasse essa moção. Votaram vencidos o BE, o PCP e os eleitos do grupo "Cidadãos por Lisboa". Ao permitir a recusa da moção, o PS mostrou que não se deve esperar agora do presidente da CML qualquer abertura para a proposta subscrita pelos 800 cidadãos.


Lisboa continuará a ser uma cidade sectariamente empenhada na guerra de Israel contra a nação palestiniana. Prova-o o seu monumento às vítimas do massacre de 1506, uma causa justa, mas manipulada para a sua evocação coincidir com o 60º aniversário do Estado de Israel e não com o massacre, cujo quinto centenário na realidade se comemorou há dois anos.


Sob esse aspecto Lisboa não vira apenas as costas aos povos árabes e de maioria muçulmana em todo o mundo, não vira a apenas as costas à sua própria comunidade imigrante de credo muçulmano, mas também às cidades europeias como Barcelona, Cascais, Sevilha e Turim que decidiram geminar-se com Gaza.

11 comentários

  • Que quer dizer com isto? Que os palestinianos é que são responsáveis pelo inferno em que Gaza se tornou? Isso é o mesmo que dizer em 1943: "Solidarizem-se com o ghetto de Varsóvia e depois vão para lá viver".
  • Imagem de perfil

    Boaz 06.07.2008

    Você escreveu: "Que quer dizer com isto? Que os palestinianos é que são responsáveis pelo inferno em que Gaza se tornou?".
    O seu blog diz exactamente o contrário: que SÓ os Israelitas são responsáveis pelo inferno de Gaza, de Belém, de Jenin ou de qualquer problema em qualquer ponto do Médio Oriente.
    Não é por caso o blog que se chama tão somente "Solidariedade com a Palestina". Porque não antes "Solidariedade com a Palestina e Israel"? Alguma vez publicou algo no seu blog a favor de Israel, mesmo que isso critique os Palestinianos? Mas o contrário abunda nas suas páginas. A isso se chama maniqueísmo. E qualquer maniqueísmo é desequilibrado, e logo, mentiroso.
  • Durante a Segunda Guerra Mundial era maniqueísmo dizer mal dos nazis e estar sempre do lado dos judeus? É verdade que estamos sempre contra os crimes sionistas e sempre ao lado das vítimas palestinianas. Mas também sabemos que há palestinianos corruptos e não deixamos de dizê-lo. E sabemos que há israelitas defensores dos direitos humanos e eles têm sempre tido lugar neste blog.
  • Imagem de perfil

    Boaz 07.07.2008

    Aí está o seu maniqueísmo: "contra os crimes sionistas e sempre ao lado das vítimas palestinianas", não escreveu "contra os crimes e a favor das vítimas". Ou os crimes são só de um lado e as vítimas são só do outro? Não precisa de responder, já conheço a sua resposta.
  • Não respondo para si, que já conhece tudo, mas para as pessoas que lêem este blog. Você não acharia bem que se falasse em "crimes nazis" e vítimas judias", gostaria de falar também dos crimes dos judeus contra as "pobres" vítimas nazis. E acha talvez que isso é que seria imparcialidade!
  • Imagem de perfil

    Boaz 08.07.2008

    Você, caso seja uma pessoa minimamente séria, sabe que a comparação do conflito do Médio Oriente com o Holocausto é completamente abusiva, apesar de amplamente usada pelos inimigos de Israel. A começar pela propaganda do Hamas e do Hezbollah, e ultimamente também com o Irão.
    Que se falem das vítimas de cada um dos lados e dos agressores de cada um dos lados. Com verdade e não conveniência de agenda.
    É que mostrar o conflito entre Israel e os Palestinianos com como o enorme tanque israelita contra a indefesa criança árabe com apenas uma pedra na mão, não é de todo sério.
    Imparcialidade não existe quando, segundo as suas palavras "estamos sempre contra os crimes sionistas e sempre ao lado das vítimas palestinianas".
    Não reconhecer os crimes do lado palestiniano e as vítimas do lado israelita, é fechar os olhos a metade da realidade. Talvez metade da realidade seja algo que lhes pareça perfeitamente razoável ignorar. Talvez chamem a isso equilíbrio.
    Se acha que responde às pessoas que lêem este blog, então faça-lhes um serviço, responda-lhes com verdade, e não com distorções e a atitude de virar a cabeça para o lado, quando convém ao lado contrário. Isso é que seria imparcialidade! A não ser que não seja isso que pretenda, mas isso você é que sabe.
  • Sim, estamos sempre contra os crimes sionistas e sempre a favor das vítimas palestinianas. Você não está? Está apenas contra os crimes palestinianos e a favor das vítimas sionistas? E essa é que é a sua imparcialidade? Até numa guerra justa os movimentos de libertação cometem crimes de guerra. Onde civis israelitas inocentes são vítimas de um atentado, nós condenamos esse atentado. Duvido que você, pelo contrário, fosse capaz de condenar o atentado de Baruch Goldstein contra civis palestinianos. Já a captura de Gilad Shalit é inteiramente legítima. Era um soldado, de um exército de ocupação, caíu nas mãos da resistência palestiniana. Israel que tenha agora paciência e pague pela vida dele umas centenas de palestinianos. De qualquer modo, com a sua mentalidade racista, não deve pensar que paga um preço demasiado caro. Quanto à comparação entre sionismo e nazismo, são os próprios sionistas que, orgulhosamente, a fazem a cada instante.
  • Imagem de perfil

    Boaz 19.07.2008

    Eu estou a favor das vítimas dos dois lados. Eu moro aqui (em Jerusalém), sei o que se passa, ao vivo. Enquanto você assiste a tudo (quer dizer, ao muito pouco que apenas lhe chega através do foco míope da TV e dos jornais) sentado no sofá da sala. Quanto às vítimas sionistas... nem todas serão sionistas. Porque não lhe chama israelitas? Aos palestinianos reconhece-lhes a nacionalidade - mesmo que não tenham um Estado. Aos israelitas não lhes reconhece a nacionalidade. Isso significa que também não reconhece a legitimidade do Estado de Israel?
    O terror não escolhe as vítimas. O terrorista árabe que há poucas semanas decidiu lançar uma retroescavadora contra carros e autocarros em Jerusalém, não perguntou aos passageiros qual o alinhamento político deles. Simplesmente lhes passou por cima. Uma mãe com o seu bebé no carro... o bebé salvou-se sabe-se lá como. Sionista? Apenas órfão, e nem sabe o que se passou. Mas o terrorista sim, sabia o que fazia. Parece tê-lo feito em nome de Alá, pelo menos por ele gritava enquanto dirigia a retroescavadora. Engraçado que o seu militante blog nem falou do assunto. Terrorismo, para si, é apenas o que Israel faz.
    Gilad Shalit não caiu nas mãos da resistência palestiniana. O Hamas não é uma organização de resistência, é uma organização terrorista. Com todas as letras. E não sou eu apenas que o afirmo. A UE (a casa onde trabalha o seu camarada de causa Miguel Portas) e a ONU consideram o Hamas uma organização terrorista. A não ser que ache que o terrorismo seja uma forma legítima de luta. Alguns chamam-lhe "a arma dos pobres".
    Saiba que condeno, com todas a veemência o ataque de Baruch Goldstein. Não tenho visto o seu blog a condenar o terror palestiniano.
    Estranho, ou talvez não, que as únicas referências no seu blog ao atentado da yeshiva Mercaz Harav, são corta-e-cola de artigos escritos por Ury Avneri, nos quais ele não condena o próprio ataque, condena sim a resposta israelita. No caso do terrorista da retroescavadora, nem visto nem achado. Isso se chama equilíbrio? Ou haverá terrorismo legítimo?
  • Depois da sua chalaça inicial a mandar-nos viver em Gaza, parece-nos que finalmente está a chegar a uma discussão séria. Só podemos felicitar-nos por isso. Nunca falámos de vítimas sionistas, releia bem o que escrevemos. É verdade que a mulher e a cirança mortas no dementado ataque da retroescavadora foram vítimas que não se pode a priori considerar sionistas. E a criança certamente que não. Esse tipo de atentados não faz avançar a resistência à ocupação. Ele é condenável, não apenas em nome do direito à vida dessas duas e doutras pessoas, mas também em nome dos interesses do povo palestiniano. Mas o seu problema é que você é a favor da ocupação. O activista israelita Uri Avneri tem toda a razão em condenar as punições colectivas (demolição de casas de familiares do autor do atentado, como faziam os nazis). Essas punições colectivas são, em teoria, consideradas um crime contra a humanidade pela mesma UE e pela mesma ONU que você gosta de citar. Quando falamos em crimes contra civis há, de resto, um abismo de diferenças entre um raid aéreo planeado friamente pelo Estado-Maior do Tsahal, para liquidar dezenas de civis palestinianos de todas as idades, e um atentado feito por um palestiniano enlouquecido de raiva pela brutalidade da ocupação. Do mesmo modo, há um abismo de diferenças entre a condenação que ambos nos merecem: no primeiro existe uma responsabilidade política ao mais alto nível; no segundo, como a própria polícia israelita reconheceu, um autor material actuando isoladamente. Pouco nos importa que a UE e a ONU falem do Hamas como organização terrorista: não ganhou o Hamas as eleições? Não capturava a resistência anti-nazi soldados ocupantes, sempre que podia? E do terrorista Sharon, carniceiro de Sabra e Shatila, não se disse também que deixava de ser terrorista por ter ganho as eleições?
  • Imagem de perfil

    Boaz 20.07.2008

    Uri Avnery condena as punições colectivas do lado de Israel, mas não os actos de terror indiscriminado do lado palestiniano. Fazer-se explodir num autocarro ou num supermercado, lançar mísseis sobre cidades (Sderot, há 7 anos a ser bombardeada a partir de Gaza), ou sobre centros comerciais e fábricas (por exemplo: Ashkelon, há poucos meses), atirar sobre estudantes numa yeshiva ou dirigir uma retroescavadora, não são punições colectivas?
    A mesma ONU que condena os raids aéreos de Israel condena o lançamento de Qassam pelo Hamas (se bem que, ao contrário das abundantes resoluções contra Israel, nunca aprova resoluções contra o Hamas. Vá-se saber porquê...)
    Descreveu o ataque da retroescavadora como "um palestiniano enlouquecido de raiva pela brutalidade da ocupação". Porque será que a raiva palestiniana só resulta em terror. Não há outras formas de luta? A raiva islâmica pelos cartoons dinamarqueses só foi dirigida para o queimar de bandeiras, ameaças contra pessoas, bombas contra embaixadas. Porquê?
    Sabia que Baruch Goldstein fez o massacre de Hebron porque queria matar árabes que ele acreditava que queriam matar judeus. Não o estou a desculpar - isso nunca - mas porque a loucura dele é mais condenável que a do motorista palestiniano?
    A maioria dos raides aéreos israelitas - incluindo os efectuados no Líbano, em 2006, foram antecedidos do lançamento de folhetos de aviso do raide. E eram dirigidos não contra alvos indiscriminados, como supermercados ou autocarros civis, mas contra locais específicos: residência de líderes do Hamas ou do Hezbollah, sedes de organizações terroristas, locais de lançamento de mísseis, etc.
    Quando o Hamas ou o Hezbollah lançam mísseis a partir de edifícios residenciais - a famosa técnica dos "escudos humanos" - não serão depois responsáveis pelas consequências que poderão recair sobre as populações do local? Ou Israel deve simplesmente fechar os olhos quando sabe a proveniência exacta dos mísseis? Não existe, do lado israelita, direito de resposta?
    O facto de o Hamas ter ganho as eleições não o torna uma organização democrática. O Hamas usou a democracia para tirar partido dela. Mas nem aos próprios palestinianos trata de forma democrática. Centenas de militantes da Fatah foram massacrados quando o Hamas tomou a Faixa de Gaza. Legitimidade democrática?
    Hitler - você gosta da comparação, então que se use - também chegou ao poder pela via democrática. Nada a dizer então, excepto "viva a democracia"!
    Ariel Sharon não pôs os pés em Sabra e Shatila, ele era Ministro da Defesa na altura. É verdade que tem uma enorme responsabilidade moral pelos massacres, mas os autores materiais foram militares falangistas cristãos libaneses, e não militares israelitas. E nem esses libaneses alguma vez foram julgados no próprio Líbano. Muitos dos líderes da Falange chegaram mesmo a altos cargos no governo libanês e à presidência. Mas a conveniência dita que só se condene Sharon...
    Você diz que eu sou a favor da ocupação, e vê isso como um problema. Eu vejo como um problema o facto de você apenas olhar favoravelmente para um dos lados do conflito e considerar "resistência" aquilo que é, evidentemente terrorismo.
  • Comentar:

    Mais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Mais sobre mim

    foto do autor

    Subscrever por e-mail

    A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

    Arquivo

    1. 2024
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    14. 2023
    15. J
    16. F
    17. M
    18. A
    19. M
    20. J
    21. J
    22. A
    23. S
    24. O
    25. N
    26. D
    27. 2022
    28. J
    29. F
    30. M
    31. A
    32. M
    33. J
    34. J
    35. A
    36. S
    37. O
    38. N
    39. D
    40. 2021
    41. J
    42. F
    43. M
    44. A
    45. M
    46. J
    47. J
    48. A
    49. S
    50. O
    51. N
    52. D
    53. 2020
    54. J
    55. F
    56. M
    57. A
    58. M
    59. J
    60. J
    61. A
    62. S
    63. O
    64. N
    65. D
    66. 2019
    67. J
    68. F
    69. M
    70. A
    71. M
    72. J
    73. J
    74. A
    75. S
    76. O
    77. N
    78. D
    79. 2018
    80. J
    81. F
    82. M
    83. A
    84. M
    85. J
    86. J
    87. A
    88. S
    89. O
    90. N
    91. D
    92. 2017
    93. J
    94. F
    95. M
    96. A
    97. M
    98. J
    99. J
    100. A
    101. S
    102. O
    103. N
    104. D
    105. 2016
    106. J
    107. F
    108. M
    109. A
    110. M
    111. J
    112. J
    113. A
    114. S
    115. O
    116. N
    117. D
    118. 2015
    119. J
    120. F
    121. M
    122. A
    123. M
    124. J
    125. J
    126. A
    127. S
    128. O
    129. N
    130. D
    131. 2014
    132. J
    133. F
    134. M
    135. A
    136. M
    137. J
    138. J
    139. A
    140. S
    141. O
    142. N
    143. D
    144. 2013
    145. J
    146. F
    147. M
    148. A
    149. M
    150. J
    151. J
    152. A
    153. S
    154. O
    155. N
    156. D
    157. 2012
    158. J
    159. F
    160. M
    161. A
    162. M
    163. J
    164. J
    165. A
    166. S
    167. O
    168. N
    169. D
    170. 2011
    171. J
    172. F
    173. M
    174. A
    175. M
    176. J
    177. J
    178. A
    179. S
    180. O
    181. N
    182. D
    183. 2010
    184. J
    185. F
    186. M
    187. A
    188. M
    189. J
    190. J
    191. A
    192. S
    193. O
    194. N
    195. D
    196. 2009
    197. J
    198. F
    199. M
    200. A
    201. M
    202. J
    203. J
    204. A
    205. S
    206. O
    207. N
    208. D
    209. 2008
    210. J
    211. F
    212. M
    213. A
    214. M
    215. J
    216. J
    217. A
    218. S
    219. O
    220. N
    221. D
    222. 2007
    223. J
    224. F
    225. M
    226. A
    227. M
    228. J
    229. J
    230. A
    231. S
    232. O
    233. N
    234. D