Porquê boicotar a Sodastream?
- A principal fábrica da SodaStream contribui ativamente para a limpeza étnica dos beduínos palestinianos na região do Naqab, participando numa política ativa de expulsão pela força desta população das suas terras, de eliminação da sua cultura milenar e no repovoamento da região com população judaica.
- A SodaStream recebeu milhões de dólares em subsídios do governo de Israel para relocalizar a sua fábrica, anteriormente situada num colonato ilegal na Cisjordânia, para o Nakab, como parte do programa do governo de Israel de colonizar terras palestinianas, por considerarem que estes representam uma “ameaça demográfica” para Israel.
- Para além disso, os 2 milhões de palestinianos que detêm cidadania israelita estão sujeitos a 65 leis discriminatórias, impostas pelo apartheid israelita. A informação "This product was produced by Arabs and Jews working side-by-side in peace and harmony" apresentada na embalagem dos produtos SodaStream é pois falsa, pretendendo enganar os consumidores e branquear a atuação da empresa.
- As campanhas de boicote têm sido históricamente eficazes para ajudar a combater e pôr fim a diversas injustiças, como no caso do apartheid sul-africano. O boicote de empresas que lucram com os crimes de Israel contra os palestinianos forçam-nas a terminarem a sua colaboração com este Estado criminoso.
- A quantidade exorbitante de dinheiro que Israel investe todos os anos para combater o movimento BDS, apesar de este ser cada vez maior e mais forte, é sinal de que este é o caminho certo.